"A eficácia do ser humano com o ambiente depende de suas próprias capacidades e de como estão projetados os ambientes e objetos que o rodeiam." (Silvana Cambiachi)



21 de mar. de 2011

Escolha do terreno

Àrea de interesse
                
3  APREENÇÃO DO ESPAÇO URBANO

3.1 LEVANTAMENTO DE DADOS

3.1.1 cheios e vazios

Mapa (01)- Mapa urbano de Jaraguá do sul, segue estudos de cheios e vazios, para melhor compreeder a cidade, e escolher um terrreno para a implantação do projeto.

3.1.2  Zoneamento


 MAPA 02- Mapa urbano de Jaraguá do sul, estudos de zoneamento, também para identificar a melhor área para implantação do projeto, nesse estudo buscaremos um espaço onde os requisitos são: a) ser fora de zona industrial pois como já vimos anteriormente os ruídos são prejudiciais aos autistas. b) Possuir densidade o suficiente para viabilizar um comércio para os produtos confeccionados pelo próprio autista, mas que ao mesmo tempo tenha o silêncio necessário para o bom andamento das atividades. c) Buscaremos também conhecer as principais vias de acesso para que o terreno a ser escolhido seja acessível a todos, para que possamos diminuir o tempo dispendido ao transporte, para isso usaremos também o mapa 03. d) tenha uma topografia plana para facilitar a locomoção dos indivíduos com dificuldade de locomoção. e) ter mais de dois mil metros quadrados, para que possa portar um edifício horizontal e tenha ainda espaços para atividades de lazer e terapias. F) Ser próximo de equipamentos urbanos.



              
mapa 01


        
                                                                   mapa 02       


                    
3.1.2  Densidade




MAPA 03
Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autora




3.1.2  Diagnóstico


Após as análises acima ilustradas, pudemos detectar a região a ser implantado o projeto. A partir desta área escolheremos quatro terrenos para então fazer um gráfico comparativo e optar pelo espaço que mais abranja a todos os requisitos já citados.
                        Centro
MAPA 03
Fonte: Goog
3.1.2.1 Opções de terrenos




MAPA 04
Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autotora


Procuramos identificar os terrenos através dos critérios já expostos, pois como diz KOHLSDORF (1996) para percebermos as características de um lugar temos que selecionar atributos de estruturação topológicos e de percepção.
lee Earth-2011 com adaptações da autora




MAPA 05
Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autora

Terreno 01 (MAPA 05) está situado á rua Vinte e Nove de Outubro, centro, fundos do colégio São Luiz.




MAPA 06
Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autora

Terreno 02 (MAPA 06) está situado á rua Exp. Antônio Carlos Ferreira, centro.





MAPA 07
                        Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autora

Terreno 03 (MAPA 07) está situado á rua Barão do Rio Branco, Centro. Próximo ao Angeloni.



                                            MAPA 08
Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autora

Terreno 04 (MAPA 08) está situado á rua cel. Procópio Gomes de Oliveira, centro. Antiga FAMAC.


3.1.2.2  Gráfico para a escolha do terreno


Após selecionados os quatro terrenos, elaboramos um gráfico para auxiliar na eliminação de três das opções. Os critérios adotados foram notas de o  a 10 nas exigências determinadas pelos estudos já relatados, de acessibilidade, topografia, integração, equipamentos urbanos e também da densidade geográfica, como explica KOHLSDORF (1996 pag. 70) “As diferentes formas dos lugares colocam condições que podem ser distintas para sua apreensão” .


Tabela 01


Total de pontos para o terreno  1-  39
Total de pontos para o terreno  2-  47
Total de pontos para o terreno  3-  44
Total de pontos para o terreno  4-  45


3.1.2.2  Terreno escolhido


Sendo assim o terreno escolhido para a implantação do projeto é o terreno 2 com 47 pontos na rua Exp. Antônio Carlos Ferreira, centro.


                                              Figura 
Fonte: Googlee Earth-2011 com adaptações da autora


3.1 ANÁLISE  DO DESEMPENHO TOPOCEPTIVO DO TERRENO

3.1.1Sequências visuais

Para realizar esta análise adotamos a a literatura de Maria Elaine KOHLSDORF-1996, com o propósito de conhecer as características urbanos do terreno, para assim obter uma implantação coerente com o local onde ela estará inserida.
Para KOHLSDORF (1996 pag. 72) “A coerência dessa metodologia se expõe quando nos reportamos às duas modalidades de apreensão: a sensorial, e a realizada sobre informações elaboradas”.
É a partir da percepção dos lugares que se da a captura das informações seqüenciais que provocam efeitos topológicos e perspectivos no observador.
A técnica de análise seqüencial consiste em analisar uma série de eventos, com uma seqüência de apreensão visual em várias direções e percursos diferentes, com um intervalo de tempo entre um registro e outro.

3.1.1Eventos Gerais
No mapa 09 estão indicados os três caminhos dos levantamentos fotográficos realizados no dia 24 de abril de 2011 ás 14:00 horas aproximadamente.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário