"A eficácia do ser humano com o ambiente depende de suas próprias capacidades e de como estão projetados os ambientes e objetos que o rodeiam." (Silvana Cambiachi)



19 de mar. de 2011

INTRODUÇÃO





A Associação de Amigos do Autista – A.M.A. é uma entidade não governamental, que oferece atendimento especializado a crianças, adolescentes e adultos com Transtorno Global do Desenvolvimento (Transtorno Autista, Transtorno de Asperger, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação (TID SOE).
A AMA de Jaraguá do sul vem ao longo do tempo desenvolvendo um trabalho sério e elogiável, porém , seu espaço físico não atende mais as  necessidades de seus usuários,  o cotidiano dos autistas e professores torna-se bastante difícil tanto pela falta de espaço físico, como de acessibilidade para alunos cadeirantes e ou com dificuldade de locomoção. Com o passar dos anos a demanda de usuários da AMA teve teve um grande aumento, e com ele os prolemas vem se acumulando e agravando, conforme confirmam  os dados do IBGE na tabela 01, tendo  que readaptar os espaços, nem sempre podendo atender satisfatóriamente as necessidades específicas de seus usuários, de ter um lugar acessível e previsível.
Conviver  com a AMA, por ter uma filha autista frequentadora da instituição a 14 anos, compartilhar dos problemas e também claro, com muitas conquistas e alegrias foi decisivo para a escolha deste tema. Porém não foi o único, como já foi relatado a AMA necessita de um espaço físico maior e mais adequado, aos usuários, principalmente aos com dificuldades de locomoção. Então, este projeto vem ao encontro de uma necessidade real o que fará com que este estudo seja ainda mais instigante, tendo um envolvimento completo e cheio de motivações.

Ao longo deste estudo será explorada uma questão fundamental para o êxito do trabalho, investigar como deve ser o espaço para o portador do espectro autista, há necessidade de um espaço específico?
Compreender e analisar os métodos educacionais e comportamentais dos autistas será de extrema relevância para construir as diretrizes do projeto, pois tendo o conhecimento de como o raciocínio do usuário funciona, buscaremos  transmitir ao mesmo todos esses conhecimentos, e transpor para o edifício os artifícios dos métodos de ensino que eles compreendem e identificam-se. Principalmente na comunicação visual, sendo esta de fácil leitura e memorização dos espaços. Na organização dos ambientes, para que sejam metódicos e hierárquicos.
O Objetivo Geral deste trabalho é projetar um espaço que busque suprir as reais necessidades na área comportamental, da comunicação e imaginação (a tríade) das pessoas portadoras do transtorno do espectro autista. E terá como objetivos específicos, promover a inclusão social, conhecer as metodologias educacionais aplicadas com os autistas, buscar artifícios que possam trazer ao projeto, espaços que contribuam para  a evolução pessoal dos usuários, projetar espaços com a acessibilidade universal e propor uma implantação que busque  flexibilidade de usos.
Para abordar a todas estas questões será utilizada uma metodologia de pesquisas bibliográficas referentes ao autismo (por meio de livros e internet), pesquisas sobre integração social, normas técnicas, acessibilidade universal e de como funciona a percepção do ambiente pelo autista. Entrevistas e conversas informais com a diretora, psicóloga com professores e pais dos alunos da AMA.   
 Identificação de uma área compatível com a proposta através de: análise do entorno e fluxograma, mapas cheios e vazios, zoneamento, levantamento topoceptivo, elaboração de um gráfico, verificação junto aos órgãos competentes sobre a viabilidade da obra  arquitetônica. Elaboração de um programa de necessidades, pré-dimensionamento, estudos sobre tecnologias, implantação, croquis de projeto preliminar para então chegar ao projeto final do espaço para autistas.

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