"A eficácia do ser humano com o ambiente depende de suas próprias capacidades e de como estão projetados os ambientes e objetos que o rodeiam." (Silvana Cambiachi)



21 de mar. de 2011

Estudo de caso 3 Hospital do aparelho locomotor Sarah Kubitschek Salvador

                                         
1.8.1 Implantação


O arquiteto responssável pela obra é João da Gama  Filgueiras Lima, o lelé. Inaugurado em 1994 o hospital do aparelho locomotor Sarah Kubitschek em Salvador BA,( FIGURA 20)  possui capacidade instalada de 157 leitos.


FIGURA-2O


                
1.8.2 Tecnologia


O projeto foi o primeiro hospital da rede Sarah em que as galerias técnicas semi-enterradas construídas em concreto armado, funcionam não só para captar os ventos dominantes e dispor as tubulações do hospital, mas também como fundação como ilustra a figura 22.


FIGURA-21
Fonte: João Filgueiras Lima - lelé


 A entrada de ar é feita com o auxilio de axaustores, passando por um sistema  de resfriamento evaporativo e sobe pelas aberturas de uma laje técnica. Saindo por aberturas em grelhas para ventilar, passando por todas as áreas do local, saindo por sheds para o exterior.


FIGURA-22



 O restante da edificação emprega peças pré-fabricadas metálicas, mais leves e elegantes (FIGURA 23).


FIGURA-23
Fonte: João Filgueiras Lima - lelé



Os sheds também possuem a função de aproveitamento e distribuição da luz natural no interior dos ambientes e permitindo o sombreamento das extensas aberturas, evitando o aumento de calor      ( FIGURA 24).

FIGURA-24
Fonte: João Filgueiras Lima - lelé

A obra de lelé possibilita ainda uma total integração entre seus espaços internos e externos ( FIGURA 25), os usuário podem se locomover com muita facilidade, entrando ou saindo dos ambientes. Nesta especificidade o que proporciona também muita mobilidade humana é o fato de o hospital ser totalmente horizontal.


FIGURA-25
Fonte: João Filgueiras Lima - lelé


1.8.3 Análise crítica


A preocupação de lelé  com o alcance social é uma característica marcante em suas obras, pois é um exemplo bem  sucedido do uso dos elementos naturais na obtenção de condições térmicas favoráveis a ambientes internos,  sua arquitetura sustentável destaca-se no Brasil como um exemplo a ser seguido.
E será baseado no exemplo do arquiteto lelé, que este projeto pretende adotar como partido a sustentabilidade social e ambiental.

"Um dos princípios básicos da sustentabilidade é consumir menos, ou de forma controlada, a fim de não prejudicar as necessidades futuras. E arquitetura deve (ou deveria) colaborar com isso, utilizando-se da própria concepção do espaço construído como uma forma de prover o máximo e melhor possível das necessidades de abrigo, iluminação, proteção, ventilação e conforto, minimizando ou até mesmo eliminando os recursos mecânicos e artificiais”                   ( DREYER 07/04/2009).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário